domingo, 24 de novembro de 2013

CONSTRUINDO E AMPLIANDO PARCERIAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO


As Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica (BRASIL, 2001) recomendam a inclusão de crianças com deficiência, em programas de creche e pré-escola que tenham por objetivo o desenvolvimento integral, o acesso à informação e ao conhecimento historicamente acumulado, dividindo essa tarefa com os pais e serviços da comunidade.
O trabalho conjunto dos serviços de apoio pedagógico especializado da Educação Especial, em parceria com Instituições especializadas na habilitação e reabilitação de crianças com deficiências, são fortes aliados no processo de avaliação, atendimento às necessidades específicas de desenvolvimento, elaboração de programas de intervenção precoce e apoio às famílias.
Nessa perspectiva inclusiva, os serviços de educação especial das instituições especializadas passam a desempenhar papel importante de apoio e suporte à escola comum no que se refere às necessidades educacionais especiais, por meio de trocas interdisciplinares e transdisciplinares, de cooperação para a elaboração do projeto pedagógico, de orientação para adaptações e complementações curriculares, proporcionando, dessa forma, o acesso desses alunos ao currículo desenvolvido na escola comum.

Podemos destacar como serviços de apoio pedagógico: Serviços itinerantes, salas de recursos, e em serviços de atendimento especializado: Programa de intervenção precoce, Escolas especiais, Classe hospitalar e Atendimento domiciliar.


Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : introdução. [4. ed.] / elaboração Marilda Moraes Garcia Bruno. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial,2006.

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