As
Diretrizes Nacionais para a educação
especial na educação básica (BRASIL, 2001) recomendam a inclusão de
crianças com deficiência, em programas de creche e pré-escola que tenham por
objetivo o desenvolvimento integral, o acesso à informação e ao conhecimento historicamente
acumulado, dividindo essa tarefa com os pais e serviços da comunidade.
O
trabalho conjunto dos
serviços de apoio pedagógico especializado da Educação Especial, em parceria
com Instituições especializadas na habilitação e reabilitação de crianças com
deficiências, são fortes aliados no processo de avaliação, atendimento às
necessidades específicas de desenvolvimento, elaboração de programas de intervenção
precoce e apoio às famílias.
Nessa
perspectiva inclusiva, os serviços de educação especial das instituições
especializadas passam a desempenhar papel importante de apoio e suporte à
escola comum no que se refere às necessidades educacionais especiais, por meio
de trocas interdisciplinares e transdisciplinares, de cooperação para a
elaboração do projeto pedagógico, de orientação para adaptações e
complementações curriculares, proporcionando, dessa forma, o acesso desses
alunos ao currículo desenvolvido na escola comum.
Podemos
destacar como serviços de apoio pedagógico: Serviços itinerantes, salas de recursos, e em serviços de atendimento
especializado: Programa de intervenção precoce, Escolas especiais,
Classe hospitalar e Atendimento domiciliar.
Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : introdução. [4. ed.] / elaboração Marilda Moraes Garcia Bruno. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial,2006.
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