quarta-feira, 6 de novembro de 2013

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O conceito de educação infantil como um direito social é algo recente, nasceu com a constituição federal de 1988, que vem a partir desta data mudando a visão de instituição assistencialista para a visão de educativa.
A questão da inclusão na educação infantil, esta pautada na constituição 1988, na LDB  (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/1996 e no documento RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) 1998, onde informam que é dever da escola gerar o desenvolvimento integral de todas as crianças, inclusive as com necessidades educacionais especiais.

Atualmente a educação infantil enfrenta o grande desafio da inclusão, algo que levanta muitas dúvidas, medos e preocupações. Perante a esta questão, a inclusão é um processo complexo que provém das diferentes dimensões: ideológica, sociocultural, política e econômica. As interações geram sentimentos e significados que levam a uma reestruturação do projeto politico pedagógico, da prática pedagógica e do compromisso de todos os membros da equipe escolar.

Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : introdução. [4. ed.] / elaboração Marilda Moraes Garcia Bruno. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial,2006.

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