O
conceito de educação infantil como um direito social é algo recente, nasceu com
a constituição federal de 1988, que vem a partir desta data mudando a visão de instituição
assistencialista para a visão de educativa.
A
questão da inclusão na educação infantil, esta pautada na constituição 1988, na
LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/1996 e no documento RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) 1998, onde informam que é dever da escola gerar o
desenvolvimento integral de todas as crianças, inclusive as com necessidades
educacionais especiais.
Atualmente
a educação infantil enfrenta o grande desafio da inclusão, algo que levanta
muitas dúvidas, medos e preocupações. Perante a esta questão, a inclusão é um
processo complexo que provém das diferentes dimensões: ideológica,
sociocultural, política e econômica. As interações geram sentimentos e
significados que levam a uma reestruturação do projeto politico pedagógico, da
prática pedagógica e do compromisso de todos os membros da equipe escolar.
Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : introdução. [4. ed.] / elaboração Marilda Moraes Garcia Bruno. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial,2006.
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